quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pele - Limpeza de pele





Infelizmente, todos os dias nossa pele está exposta à poluição, à poeira, ao vento e ao sol. Aos poucos ela vai perdendo aquele viço natural e mostrando traços de envelhecimento precoce. Para que a pele possa estar sempre bonita e bem tratada, um dos cuidados básicos para o rosto, colo ou costas é a limpeza de pele.
Cravos, espinhas e bolinhas de sebo são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Eu, particularmente, tenho cravinhos que me perturbam, bem na região do nariz... Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.
Fazer limpeza de pele facial é simples, mas é recomendado que seja seguidas as etapas para cada tipo de pele, como limpeza de pele oleosa ou limpeza de cravos. Cada tipo de problema deve ser tratado com diferentes passos.
Qualquer tipo de limpeza mais intensa deve ser feita em alguma clínica de estética de sua confiança. Se você não conhece nenhuma esteticista, você deve procurar em sua cidade, a indicação de algum dermatologista, ou até mesmo conhecidos. Procure saber a procedência da clinica de estética aonde você vai, certos procedimentos de limpeza de pele, se não forem feitos adequadamente, podem piorar ainda mais a sua situação, por isso é sempre bom, saber se a clínica de estética é realmente confiável.

Passos da Limpeza de Pele

1. Higienização: É a primeira fase da limpeza, feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem. São usados produtos na forma de mousse, emulsão, creme ou gel.
2. Esfoliação: Realizada com cosméticos cheios de grânulos, remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.
3. Desincrustação: Alguns dermatologistas fazem uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns (bolinhas de sebo).
4. Vapor: O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações.
5. Extração: É a caça ao inimigo. Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos. Os cravos brancos e miliuns são retirados com uma micro agulha esterilizada, por serem mais profundos.
6. Máscara calmante: Por 10 minutos, o rosto recebe uma máscara que irá recuperá-lo de tantas apertadinhas. Existem produtos específicos para cada tipo de pele, hidratando ou controlando a oleosidade.
7. Aparelho de LED: Esse estágio só aparece em procedimentos mais agressivos. O aparelho tem propriedades cicatrizante e anti-inflamatória, deixando o rosto bem menos marcado e sem a vermelhidão característica de uma limpeza mais rigorosa.
8. Máscara final: Feita à base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel. Há muitas variações, escolhidas de acordo com a necessidade da pele após o tratamento. Existe a máscara hidratante, clareadora de manchas ou sardas, calmante e purificante, é só escolher.

Quando devo fazer a limpeza de pele?

Quem tem espinhas, precisa do tratamento uma vez por mês. Se sua pele é muito oleosa, a visita pode ser trimestral desde que os cuidados domésticos façam parte do seu dia-a-dia. Peles normais pedem limpezas com o mesmo intervalo ou até com um espaço maior.
Para isso, basta manter em casa um kit com alguns produtos que ajudem a manter a aparência higienizada: um sabonete específico, esfoliante, um bom tônico, loção demaquilante e creme ou gel de hidratação.
A limpeza de pele deve ser feita antes de iniciar os tratamentos faciais como aplicação de máscaras, peeling, luz pulsada, toxina botulínica, entre outros.

E você, já fez limpeza de pele? Conte pra gente o que achou

Nenhum comentário:

Postar um comentário